Saúde e bem estar

Por que as doenças nas articulações aparecem com a idade?

idosa com dor no joelho

O corpo humano tem a capacidade de realizar diversos tipos de movimentos graças às articulações. Essas estruturas unem os ossos e permitem que, entre eles, não haja atrito e, consequentemente, desgaste.

Existem várias doenças que podem acometer as articulações, como a artrite, a artrose, a gota e a febre reumática. Algumas dessas condições estão relacionadas ao processo de envelhecimento do corpo, o que é natural. Em outras, o organismo ataca as próprias estruturas e pode danificar as articulações, prejudicando o seu funcionamento.

Saiba, no post, quais são as doenças das articulações que surgem normalmente com a idade, quais são os seus sintomas e como tratar o problema.

As doenças articulares só acometem idosos?

A artrite e a artrose são doenças que as pessoas popularmente atribuem ao avançar da idade. No entanto, apesar de serem mais comuns a partir da 7ª década de vida, crianças e adultos também podem ser acometidos.

Isso porque a artrite — inflamação das articulações — pode ter causas diversas. A artrite infantil é rara e acontece devido a alterações no sistema imune da criança, que passa a atacar os tecidos das articulações, o que provoca sua inflamação e destruição.

A febre reumática pode acontecer em qualquer idade, mas tem maior incidência em crianças por volta dos 5 anos. Isso porque a doença ocorre após uma infecção de garganta, o que é comum nessa faixa etária. Esse quadro cursa com uma artrite migratória e dolorosa.

Já a artrose, também chamada de osteoartrite, acontece devido ao uso repetitivo de uma articulação e pelo envelhecimento das estruturas, o que ocorre em pessoas idosas. Porém, atletas e esportistas usam as articulações em excesso, o que pode provocar envelhecimento e desgaste precoces e resultar na condição.

Qual doença mais acomete as articulações dos idosos?

Praticamente, todas as pessoas acima dos 70 anos de idade apresentam algum grau de acometimento das articulações que pode ser caracterizado pela osteoartrite (artrose). Mesmo que esses indivíduos não tenham nenhum sintoma, é possível ver desgastes em exames de imagens, como o raio-X.

Essa alteração é causada, principalmente, pelo uso repetitivo da articulação e pelo envelhecimento natural das estruturas que ocorre em todo o corpo. Isso acontece porque cada osso é revestido por uma cartilagem, a fim de evitar atritos durante a movimentação. Além disso, o líquido sinovial que existe dentro das articulações também amortece os movimentos.

Com o avançar da idade, esse líquido diminui de quantidade, o que permite um maior contato entre as cartilagens ósseas. Assim, há degeneração das cartilagens devido ao atrito e posterior contato entre ossos, o que provoca dor e limitação articular.

Esse quadro pode estar associado à artrite, visto que a exposição dos ossos e o seu contato podem provocar uma inflamação no local e nas estruturas vizinhas.

Quais são os sintomas das doenças das articulações?

A artrite se manifesta por meio de uma dor constante na articulação, dificuldade para realizar movimentos, rigidez (principalmente pela manhã) e elevação da temperatura e inchaço da região acometida. Esse quadro pode surgir subitamente ou avançar ao longo dos anos.

Já a artrose se manifesta, principalmente, pela dor nas articulações, essencialmente daquelas que sustentam o corpo e sofrem mais atrito ao longo da vida, como a dos joelhos, da coluna, da bacia e das mãos. Essa dor é de instalação insidiosa e aumenta progressivamente com o passar dos anos. Além disso, a doença provoca enrijecimento e falta de mobilidade das articulações.

Como tratar o problema?

O principal objetivo do tratamento das doenças das articulações é cuidar da dor do paciente e melhorar a sua mobilidade. Além disso, ele visa a uma progressão da doença sem maiores danos.

O tratamento é específico e depende de qual doença articular o paciente sofre e da evolução do seu caso. Por esse motivo, é imprescindível procurar um médico especialista da área (reumatologista), assim que os primeiros sintomas se manifestarem.

E então, entendeu quais são as doenças das articulações que mais acometem a terceira idade? Fique por dentro de mais conteúdos interessantes sobre saúde seguindo as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Sobre o autor

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

CRM - MG 46.264

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialização e pós graduação em Cirurgia do Joelho (FELUMA), Mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG, Fellow em Sports Medicine na Stanford University (California - USA), Coordenador do serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital da Unimed - BH. Preceptor da Residência Médica do Hospital da Unimed - BH.