Ombro e cotovelo Saúde e bem estar

Vai de bike? Saiba como prevenir lesões.

A bike está com tudo nesse momento: une o útil ao agradável por ser uma alternativa para evitar aglomerações no transporte, indicada até pela OMS, e uma prática saudável e prazerosa.

😊 Porém, para evitar dores e lesões por excesso e sobrecarga, é preciso se cuidar: use capacete, óculos e luvas mesmo nas ciclovias urbanas; conheça o terreno onde vai pedalar; respeite seu ritmo, aumentando gradualmente a intensidade; procure ter a postura correta e ajustar a bike a sua altura (considere fazer a avaliação “bike fit” para regular a bicicleta a seu biotipo).

Acompanhamento profissional para orientar treinos e postura, se possível, também é recomendado. Como cuidados extras devido à pandemia, use máscara, não pedale em grupos ou em lugares movimentados e evite treinos pesados para não afetar o sistema imunológico.

Sobre o autor

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

CRMMG 45.610

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2007), Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Madre Teresa (2011), Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital Madre Teresa (2012). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2013). Membro da Academia Americana de Ortopedia (2016). Cirurgião do Ombro e Cotovelo dos Hospitais Vila da Serra, Unimed BH Contorno, Ipsemg. Preceptor das residências médicas dos Hospitais Unimed BH e Ipsemg. Mestrando em Cirurgia na UFMG (2018).