Ombro e cotovelo

Síndrome do túnel cubital: entenda o que é e quais os sintomas

É bastante possível que você já tenha sofrido ou, pelo menos, ouvido falar sobre as diversas patologias que podem culminar na compressão dos nervos de alguma área do corpo. A síndrome do túnel cubital é um dos problemas mais comuns desse tipo e, por isso mesmo, você não pode deixar de aprender um pouco mais sobre ele.

Esse quadro ocorre no cotovelo, que é uma região rica em estruturas importantes, além de ter uma tremenda relevância para a qualidade de vida humana e para a realização de boa parte da motricidade fina que utilizamos em nosso dia a dia.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

O que é a síndrome do túnel cubital?

A síndrome do túnel cubital é um quadro clínico caracterizado pela compressão de estruturas nervosas que passam pela região do cotovelo, mais precisamente o nervo ulnar. Eles têm o seu trajeto do braço para o antebraço e, sendo assim, os sintomas iniciais costumam ser o adormecimento ou formigamento dessas áreas, principalmente no 4º e 5º dedos da mão.

Atualmente, essa é a segunda neuropatia mais frequente em membros superiores no ser humano, perdendo apenas para a famosa síndrome do túnel do carpo. Vale lembrar que o mais comum é que apenas um braço seja acometido, mas não é raro que o problema ocorra bilateralmente.

Quais as causas da síndrome do túnel cubital?

Em alguns casos, a síndrome do túnel cubital não tem uma causa identificada, sendo de origem idiopática. No entanto, existem alguns quadros frequentemente identificados com esse problema, como portadores de artrose no cotovelo, sequelas de traumas e fraturas na região, assim como algumas alterações metabólicas, como o diabetes.

A compressão direta do nervo ulnar, em função do próprio posicionamento dos braços, ou pelo espessamento das estruturas adjacentes, também pode desencadear a síndrome do túnel cubital. O mesmo vale para a diminuição do espaço do túnel ou a elevação da pressão em seu interior.

Quais os sintomas da síndrome do túnel cubital?

Como dissemos, os sintomas iniciais da síndrome do túnel cubital costumam ser um leve formigamento ou um adormecimento na região. No entanto, com a evolução do quadro, o cenário pode piorar, evoluindo para dor, fraqueza e até a atrofia da musculatura intrínseca da mão do membro acometido.

O diagnóstico é essencialmente clínico e, por isso, você não deve hesitar em procurar um médico de confiança, caso esteja achando que possa estar com esse problema. A sintomatologia clássica, junto a um exame minucioso, é uma estratégia que possibilita ao ortopedista fazer uma análise precisa da sua situação.

Qual o tratamento da síndrome do túnel cubital?

O tratamento da síndrome do túnel cubital que será proposto pelo médico dependerá de uma série de fatores. A opção conservadora, geralmente, é a primeira escolha e inclui o uso de anti-inflamatórios, modificação das atividades e fisioterapia. Para casos mais graves, a solução pode ser a cirurgia, que faz a descompressão da área afetada.

Como você pôde ver, a síndrome do túnel cubital pode ser um problema incômodo, mas que é facilmente tratável se você contar com a ajuda de um bom ortopedista!

Gostou de aprender mais sobra a síndrome do túnel cubital? Então não deixe de seguir nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Sobre o autor

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

CRMMG 45.610

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2007), Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Madre Teresa (2011), Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital Madre Teresa (2012). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2013). Membro da Academia Americana de Ortopedia (2016). Cirurgião do Ombro e Cotovelo dos Hospitais Vila da Serra, Unimed BH Contorno, Ipsemg. Preceptor das residências médicas dos Hospitais Unimed BH e Ipsemg. Mestrando em Cirurgia na UFMG (2018).