Saúde e bem estar

Conheça 12 aplicativos que ajudam a ter mais qualidade de vida e bem-estar!

aplicativo de bem estar e qualidade de vida

Você tem o hábito de correr ou caminhar? Como anda a sua alimentação? Seu sono está em dia? Esses e outros passos são essenciais para contar com mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia, mas nem todo mundo tem ideia disso.

As pesquisas apontam que 70% dos brasileiros não realizam atividades físicas. O levantamento foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O sedentarismo aumenta o risco de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Se você faz parte dessa estatística, precisa de uma mudança.

Já pensou em usar aplicativos que ajudem nisso? Existem vários apps focados em orientar e monitorar hábitos saudáveis para diversos aspectos da qualidade de vida e bem-estar. Basta escolher aqueles que se encaixam melhor nas suas necessidades.

Veja a seguir uma seleção de 12 aplicativos que ajudam a ter mais qualidade de vida e bem-estar:

1. Stop, Breathe & Think (grátis, iOS, Android)

A meditação é essencial para a qualidade de vida e bem-estar. Felizmente, é possível contar com a ajuda do aplicativo Stop, Breath & Think para facilitar esse processo.

Ele traz uma meditação guiada, com todos os passos que você precisa seguir nos tempos certos. Tem também um espaço para você fazer anotações e registrar um diário de meditação.

2. Yoga Daily Fitness (grátis, Android)

Tem interesse na prática de ioga? Você pode aproveitar o app Yoga Daily Fitness para realizar a atividade do jeito certo e contar com mais qualidade de vida e bem-estar.

Com o app, você aprende a forma correta de fazer ioga em casa, com programas pensados para as suas necessidades. Ele é recomendado para iniciantes, contando com ótimos tutoriais.

3. MyFitnessPal (grátis, iOS, Android)

Precisa de um personal trainer? Não precisa contratar um, basta baixar o MyFitnessPal. Ele se baseia nos seus dados de idade, altura e peso para elaborar um programa de exercícios pensado para você.

Com o aplicativo, você também pode monitorar o seu progresso caso queira perder peso ou diminuir o índice de massa corporal (IMC).

4. Lifesum (grátis, iOS, Android)

Caso você queira um app mais focado em perda de peso e dieta, o Lifesum é uma boa escolha. Ele é parecido com o MyFitnessPal porque se baseia nos seus dados para gerar recomendações, mas tem um acompanhamento mais próximo das suas ações.

Por exemplo, ele ajuda a monitorar a quantidade de água que você consome durante o dia, quais refeições fez, receitas saudáveis, entre outros.

5. Daily Water — Drink Reminder (grátis, iOS)

Você costuma se esquecer de beber água com frequência? A hidratação é muito importante para a qualidade de vida e bem-estar, então isso não pode acontecer.

Com o app Daily Water — Drink Reminder, basta estabelecer a cota de água que você quer consumir durante o dia e ele enviará notificações em certos intervalos com lembretes. Assim, você não só evita esquecer como também acompanha seu progresso.

6. Headspace (grátis, iOS, Android)

O Headspace é outro aplicativo de meditação guiada para você ter mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia. O grande diferencial dele é usar o áudio para ajudar no processo.

Então, separe os fones de ouvido e siga as orientações do aplicativo. Também é possível monitorar a sua evolução ao longo dos dias para solidificar esse hábito na sua agenda.

7. Home Workout (grátis, Android)

Quer se exercitar mas não tem tempo para ir à academia ou não quer arcar com esse investimento? Não tem problema, já que você pode usar o Home Workout e fazer tudo em casa.

Usando o aplicativo, você pode acessar treinos prontos para realizar com o que tem em casa. Assim, não há mais desculpa para não se exercitar.

8. Sleep Cycle (grátis, iOS, Android)

O sono é uma parte muito importante da qualidade de vida e bem-estar. Ele precisa ser regulado e ter boa duração. Para ajudar nisso, você pode usar o Sleep Cycle.

Além de ajudá-lo a visualizar o tempo de sono, ele também tem um alarme que desperta no momento ideal do seu ciclo. Ou seja, nada de acordar com aquela sensação de cansaço.

9. Happify (grátis, iOS, Android)

A felicidade é essencial para a saúde. Tendo isso em mente, você pode contar com a ajuda do Happify para se livrar de pensamentos negativos e do estresse. Ele traz diversas atividades focadas no lado positivo da vida.

Com o Happify, você também pode acompanhar o seu progresso para uma vida mais positiva. Siga as recomendações do app para começar a perceber os benefícios.

10. Runkeeper (grátis, iOS, Android)

Acompanhe as estatísticas das suas corridas com o Runkeeper para ter mais motivação e visualizar seus exercícios. O app usa o GPS e o sensor de movimento do celular para gerar seus dados de forma altamente precisa.

Depois de se exercitar, você pode até compartilhar os seus resultados nas redes sociais. Ele também pode ser usado para caminhadas, então utilize-o no seu ritmo.

11. Strava Cycling (grátis, iOS, Android)

A bicicleta é uma grande aliada da saúde. O Strava Cycling tem funcionalidades semelhantes ao Runkepper, mas com o diferencial de também monitorar seu exercício feito ao pedalar.

Para quem usa smartwatches, também é possível empregar a versão do Strava Cycling nesses aparelhos. Assim, é possível ficar por dentro do seu progresso enquanto você pedala.

12. Receitas Light

Para aprimorar a sua alimentação, não tem nada melhor do que se inspirar com receitas saudáveis. O app Receitas Light faz o que o nome promete: traz uma seleção de pratos que você pode fazer para comer adequadamente.

É possível acessar as receitas por categoria, indo de lanches até pratos mais elaborados. O app traz recomendações de diversos sites da internet, então tem um acervo bastante rico.

Viu só como a tecnologia pode ser uma grande aliada da qualidade de vida e bem-estar? Basta aproveitar estas dicas de aplicativos para incluir mais hábitos saudáveis no seu dia a dia. Lembre-se de que qualquer mudança nesse sentido precisa ser discutida com o seu médico. Faça isso o quanto antes para começar cedo.

Curtiu estas ideias? Agora, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também aproveitem mais qualidade de vida e bem-estar!

Sobre o autor

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

CRMMG 45.610

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2007), Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Madre Teresa (2011), Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital Madre Teresa (2012). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2013). Membro da Academia Americana de Ortopedia (2016). Cirurgião do Ombro e Cotovelo dos Hospitais Vila da Serra, Unimed BH Contorno, Ipsemg. Preceptor das residências médicas dos Hospitais Unimed BH e Ipsemg. Mestrando em Cirurgia na UFMG (2018).