Saúde e bem estar

6 dicas para ter uma melhor qualidade de vida

qualidade de vida

Nada melhor do que o equilíbrio entre um bom emprego, uma família em harmonia, saúde em dia e a mente tranquila, não é mesmo? Isso ajudar muito a ter uma melhor qualidade de vida.

Já na fase adulta a tendência é dar importância a questões mais simples da vida, o chamado amadurecimento. Cada um sabe o que busca para si, mas a paz e tranquilidade é o que todos estão à procura.

Para chegar a esse objetivo, algumas atitudes devem ser tomadas. Portanto, continue a leitura e saiba agora mesmo o que fazer para desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Afinal, o que é qualidade de vida?

A qualidade de vida engloba para uns o que para outros pode ser visto de outra forma, mas seu significado mostra que ao atingir níveis de condições básicas, como o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, o ser humano passa a viver melhor.

Ou seja, uma série de fatores que envolve relações familiares, relações sociais e até relações com meio ambiente influenciam na melhor qualidade de vida.

Manter o corpo e a mente em equilíbrio é um exercício diário, ainda mais com tantos casos de doenças ocasionadas do estresse de trabalho, como quadros de bournout ou depressão, entender as limitações pessoais e reverter essa situação faz toda a diferença.

Como ter uma melhor qualidade de vida?

A partir do que mostramos, é possível tomar algumas atitudes simples para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar no dia a dia. Confira a seguir algumas dicas sobre o que fazer para chegar a esse objetivo!

1. Tente morar perto do trabalho

O tempo gasto entre o deslocamento do trabalho ao longo dos anos pode afetar o seu desempenho como um todo. Ao enfrentar longos congestionamentos a tendência é de já chegar ao trabalho cansado ou estressado e a cena se repete ao final do dia na volta para casa.

Saiba que morar perto do trabalho pode trazer muitas vantagens, entre elas a possibilidade de conhecer o seu bairro com uma caminhada ou andando de bicicleta no trajeto, e até mesmo tendo contato com a natureza logo cedo.

Morar perto do trabalho pode ajudar você a ter também um sono melhor, já que não vai perder muito tempo no trânsito, o que pode proporcionar um sono de maior qualidade, uma vez que você poderá dormir mais.

Além disso, é possível manter a qualidade de vida também no trabalho, transformando o local em um ambiente melhor para se conviver, independentemente das circunstâncias. Ter uma boa relação com os colegas de trabalho é essencial para essa melhoria.

Lembre-se de manter sempre o foco nos seus objetivos, sem deixar que os problemas dos seus colegas afetem seu desempenho. Não se preocupar com questões que não lhe dizem respeito já é uma forma de viver em paz consigo mesmo.

2. Aproveite praças e parques

O contato com a natureza tem poderes relaxantes e ajuda muito a ter uma melhor qualidade de vida. Aproveite seus dias de folga e aprecie os parques e praças do seu bairro.

Sua disposição melhora quando está um dia ensolarado lá fora? Desfrute desse momento e conheça as localizações diferentes da sua região, ou até mesmo só para ficar no sol por alguns minutos respirando o ar puro. Com certeza 20 minutos já vão fazer diferença nos seus dias. Mantenha essa rotina sempre que precisar renovar suas energias.

3. Alimente-se bem

Com a correria do dia a dia, a alimentação muitas vezes é deixada de lado, passando a ser feita de forma inadequada, comendo alimentos industrializados por serem mais práticos. Entretanto, ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter a saúde em dia e consequentemente a ter uma melhor qualidade de vida.

Quando ingerimos alimentos com muitos conservantes ou gorduras, por exemplo, a tendência é de prejudicar nosso organismo, desenvolvendo diversos problemas e diminuindo a expectativa de vida.

Junto com uma boa alimentação, lembre-se de se manter hidratado. A água é muito importante no dia a dia e evita inúmeras doenças. Logo, as preocupações que desenvolvemos para voltar a ter uma saúde estável afetam nossa qualidade de vida. Portanto, cuide da sua alimentação e procure um especialista que pode lidar com a sua rotina específica ajudando você a ter uma rotina mais saudável.

4. Faça exercícios físicos

Por falar em vida saudável, exercícios de um modo geral ajudam na saúde física e mental em suas diversas intensidades. Mudanças no estilo de vida são renovadoras para a saúde e espírito.

Gosta de fazer atividades de intensidade maior e liberar o stress? Isso realmente pode ajudar ao deixar você mais disposto para encarar a rotina. Mas sabia que outras práticas podem trazer os mesmos benefícios ou até mesmo a tranquilidade que você precisa e uma melhor qualidade de vida?

Experimente exercícios de meditação, onde será possível aprender a ter controle das suas emoções e até mesmo da sua respiração. Com essa prática, você vai manter seu psicológico e estado físico em dia.

A meditação ajuda na concentração. Ao centralizar melhor as pendências, você aprende a lidar com a correria e problemas diários, por exemplo. Estar com a saúde mental em dia é mais simples do que parece e a meditação é capaz de ajudar com isso.

5. Passe mais tempo com os amigos

Sorria e aprecie a vida. Faça isso junto de seus amigos e familiares. Estar com as pessoas de quem gostamos e conservar um ciclo social saudável contribui em uma melhor qualidade de vida.

Combine passeios em grupo, viagens ou se reúnam em um jantar. As possibilidades são muitas e, mesmo que a rotina seja tumultuada, reserve um momento com essas pessoas, assim, você vai manter a sua vida mais alegre e a gratidão em alta.

6. Tenha um hobby

Tire um tempo para você. É essencial em uma melhor qualidade de vida que seja reservado um tempo para apreciar as coisas de que se gosta. Leia mais, por exemplo, pois ela amplia seu conhecimento, ajuda na concentração e desenvolve a criatividade. Tenha também objetivos pessoais. Realizar metas e sonhos é importante para se desafiar sempre mais e valorizar a vida da forma como ela é.

Além de todas as dicas que passamos, com a finalidade de você ter uma melhor qualidade de vida, é sempre bom fazer visitas periódicas a médicos e especialistas. Exames de rotina são sempre recomendados para acompanhar a saúde e mantê-la em dia.

Essas dicas ajudaram você? Então compartilhe-as em suas redes sociais e colabore com a qualidade de vida dos seus amigos e familiares também!

Sobre o autor

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

CRM - MG 46.264

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialização e pós graduação em Cirurgia do Joelho (FELUMA), Mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG, Fellow em Sports Medicine na Stanford University (California - USA), Coordenador do serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital da Unimed - BH. Preceptor da Residência Médica do Hospital da Unimed - BH.

Deixar comentário.

Share This