Joelho Ombro e cotovelo

O que é artrite e como tratar? Descubra!

artrite

Conforme a idade do amadurecimento vem chegando, as dores mais frequentes e as doenças que até então eram desconhecidas também começam a aparecer.

Isso não precisa deixar você preocupado nem interferir na sua qualidade de vida. Entender as causas e cuidar da saúde são essenciais para a longevidade.

Se você vem sentindo dores regulares ou quer se prevenir, continue a leitura. Vamos mostrar o que é a artrite e de que maneira tratar dela.

O que é artrite?

É uma doença inflamatória que atinge uma ou mais articulações, ou seja, as juntas entre os ossos estão inflamadas, sendo muito comum que mais de uma articulação esteja inflamada ao mesmo tempo.

Os sintomas costumam ser mais comuns em pessoas mais velhas, mas há casos de artrite até mesmo em crianças. É uma doença que não tem cura e, se não for tratada corretamente, pode acarretar dores crônicas.

Existem mais de 100 tipos de artrite, e as mais comuns são artrite reumatoide e osteoartrite.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que, em vez de proteger, o próprio corpo acaba atacando. Já a osteoartrite acontece quando há um desgaste de cartilagem entre as articulações e os ossos, possibilitando que os ossos se esfreguem, levando a acabar com a sua proteção.

Quais são os sintomas?

Dor nas articulações

Um dos principais sintomas da artrite é o incômodo que as dores nas articulações causam, correspondendo às principais reclamações de dores nos joelhos, cotovelos e dedos.

A dor também pode se manifestar ao apertar a região ou ao movimentá-la, por exemplo. A sua expressividade pode variar de uma pessoa para outra, conforme há outras inflamações juntas ou não, mas caso note que ela dura mais de três dias procure um médico.

Rigidez

Outros indícios de que você pode estar com artrite são a rigidez nas articulações e a dificuldade para se mexer. Isso acontece, geralmente, ao acordar ou quando você fica muito tempo na mesma posição. É o caso de quem fica sentado muitas horas durante a jornada de trabalho e, ao levantar, sente o joelho.

Inchaço

Caso você note que o seu corpo está mais inchado e retendo líquidos ou que a articulação aparentemente está inflamada, é bom ficar atento, pois pode ser um sintoma de artrite. Assim como com vermelhidão e pele quente, não hesite em investigar.

Quais as causas da artrite?

É uma doença muito comum entre as mulheres ou em pessoas com mais de 40 anos, tanto quanto em obesos, mas curiosamente também pode atingir as crianças.

O motivo que leva a essa doença crônica ainda não foi identificado concretamente, mas o que os médicos acreditam é que seja um conjunto de fatores genéticos aliado ao estilo de vida que o paciente leva. Os principais fatores são:

Peso

É notável que o excesso de peso causa diversos riscos à saúde, sendo um deles a artrite, pois o sobrepeso pode aumentar a pressão sobre as articulações e prejudicar joelhos e quadril, por exemplo.

Infecções

Ao ser exposto a determinados tipos de infecção, como salmonela e shigella (contaminação alimentar) ou doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, você tende a ficar mais suscetível à artrite.

Lesões

Em alguns casos, lesões ou traumas são capazes de provocar perda ou deterioração da cartilagem, levando a desencadear a doença.

Quais são os tratamentos?

Tratamentos naturais são recomendados e podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite, mas, antes de qualquer investimento, é aconselhável procurar um médico para melhor eficiência no método.

Evite a automedicação. Por mais que os remédios geralmente recomendados sejam de alívio rápido, é importante que você saiba a intensidade e se realmente desenvolveu a doença.

Em alguns casos, o procedimento é feito junto aos profissionais de fisioterapia com exercícios de reabilitação, por exemplo.

Caso esteja sentindo os primeiros sintomas, algumas medidas que você pode tomar para aliviar são aplicar bolsas de água quente ou compressas de água fria na região afetada, assim como massagens ou talas para imobilizar, além de alongamentos.

Além do mais, considere uma mudança na sua alimentação. Manter a saúde em dia pode ajudar a diminuir as dores da artrite.

Alguns alimentos são recomendados para diminuir a inflamação e reduzir o peso, como:

Ômega 3

Peixes como salmão e atum, semente de chia ou linhaça e nozes são algumas opções a incluir na dieta.

Enxofre

Alimentos que contêm enxofre ajudam a diminuir as dores causadas pela artrite e diminuem a inflamação. São eles: cebola, alho, alho-poró e aqueles ricos em leite, por exemplo.

Fibras

São muito recomendadas em caso de dieta ou reeducação alimentar, pois ajudam a saciar a fome. Você pode encontrar fibras nos cereais, nos grãos de feijão, ervilha ou lentilha, nos pães e biscoitos, assim como em frutas e legumes.

Incluir na sua alimentação diária o orégano e a pimenta Cayenna é uma ótima recomendação, já que esses alimentos são potentes contra a inflamação, assim como chás, gengibre, açafrão e cúrcuma.

Alguns alimentos devem ser evitados na redução das dores e inflamações, como os processados ou com conservantes, com muito sódio ou açúcar.

Vale ressaltar que nenhum dos alimentos naturais indicados isenta você do tratamento com medicamentos receitados pelo seu médico nem de procurar um especialista para ajudar com a alimentação.

Como evitar?

Mantenha uma vida saudável e faça exercícios físicos na academia ou caminhadas rápidas no parque ou ioga. Atividades que evitem o estresse também são boas aliadas nesse tratamento.

As atividades físicas feitas regularmente e de forma correta ajudam você a fortalecer os músculos, como os exercícios aeróbicos para resistência, o que inclui natação e ciclismo, por exemplo.

Outras recomendações que você pode adotar também são dormir bem, pelo menos oito horas diárias, evitar ficar em uma única posição por muito tempo ou repetir os mesmos movimentos, além de alongamentos durante o dia.

É sempre indicado procurar um profissional em caso de qualquer dúvida, além de fazer exames de rotina a cada 6-12 meses para descartar qualquer suspeita.

Esclarecemos, então, o que é artrite? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário neste post, queremos ajudar.

Sobre o autor

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

CRMMG 45.610

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2007), Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Madre Teresa (2011), Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital Madre Teresa (2012). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2013). Membro da Academia Americana de Ortopedia (2016). Cirurgião do Ombro e Cotovelo dos Hospitais Vila da Serra, Unimed BH Contorno, Ipsemg. Preceptor das residências médicas dos Hospitais Unimed BH e Ipsemg. Mestrando em Cirurgia na UFMG (2018).

Deixar comentário.

Share This