Saúde e bem estar

Conheça os 5 benefícios do crossfit para o corpo

crossfit

Se você gosta de desafios e de se superar, além de ser amante de atividades físicas, vamos apresentar uma categoria de alto impacto: o crossfit. Com ele, você vai cuidar da sua saúde e superar seus limites durante o treinamento.

A prática recorrente de atividades só traz benefícios à saúde em qualquer idade, mas, ao chegar à vida adulta, é importante ficar atento, pois o condicionamento físico já não é mais o mesmo e a prática evita diversos problemas, como pressão ou dores nas articulações.

Algumas doenças são naturais da idade, mas é possível retardar seu aparecimento e lidar com isso de forma saudável, aumentando, assim, a qualidade de vida.

Você já passou por alguma academia e viu um grupo de pessoas correndo com coletes pesados sobre o corpo? Todo aquele suor do grupo correndo e aquela força extrema feita ao levantar pneus também são uma forma de cuidar da saúde e esse cuidado se chama crossfit.

Continue a leitura para saber quais as vantagens desse esporte sobre o corpo e a mente agora mesmo!

O que é crossfit?

Crossfit, apesar de parecer uma prática recente nas academias brasileiras, começou em 1990 nos Estados Unidos. O crossfit se trata de uma atividade física que combina musculação com exercícios de alto impacto.

É uma modalidade que juntou força, flexibilidade, agilidade e resistência respiratória e cardiovascular em um único treino, além de ser derivada de várias outras ações, como atletismo ou levantamento de peso.

É por esse motivo que sempre vemos pessoas suando muito ao fazer os exercícios de levantamento de peso ou subida de lomba, porque o crossfit trabalha com alta intensidade nos exercícios, que têm duração média de 40 minutos.

No entanto, alguns exercícios dessa modalidade também podem ser praticados em casa por conta da facilidade em sua combinação, mas sempre com muito cuidado e conhecimento para evitar lesões musculares.

Sob supervisão, é possível também ser praticado na praia, além da tradicional academia. São atividades rápidas e, ao mesmo tempo, muito eficientes para todas as partes do corpo. Saiba agora os benefícios dessa prática.

1. Aumenta a flexibilidade muscular

Seja por meio de alongamentos com iniciantes, seja por meio de questões de força para quem já está mais avançado no esporte, no crossfit, é possível criar mais músculos e defini-los de forma mais eficiente, já que se trabalha muitos músculos ao mesmo tempo durante os exercícios intensos.

Além disso, você aumenta a flexibilidade muscular ao fazer alongamentos ou movimentos repetitivos durante as séries com pesos, cordas ou pneus e, com isso, diminui as chances de lesões causadas pelo sedentarismo da musculatura.

2. Melhora o condicionamento físico

Quem chega ao final da primeira aula de crossfit não imagina que seja capaz de continuar ou superar-se nas próximas séries, mas saiba que ele melhora muito o seu condicionamento físico.

Conforme a regularidade dos exercícios, é possível notar que você superou mais um obstáculo e está melhorando logo nos primeiros dias. Aqui, então, temos mais um benefício dessa atividade.

Com o tempo, o aluno começa a sentir que as ações que antes desempenhava com dificuldade parecem ficar mais fáceis, o que está correto e é perfeitamente normal.

Isso não significa que elas não estão mais dando resultado ou fazendo o mesmo efeito que no começo, porém. O que acontece é que o seu corpo não fica mais exausto como antes, prova de que você está se superando a cada dia.

3. Previne doenças cardiovasculares

Assim como outras atividades físicas, o crossfit também trabalha de forma efetiva na prevenção de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias logo nos primeiros treinos, que, de forma intensa, parecem exaustivos demais no começo.

Isso acontece porque os exercícios feitos durante o seu treinamento agem no sistema respiratório e cardiovascular, assim como no condicionamento físico. Logo, com o tempo, você não se sente mais tão ofegante com as atividades.

Por isso, é tão importante estar com a saúde em dia para começar a praticar algo tão intenso. Você vai precisar de muito fôlego, mesmo que para séries curtas.

4. Reduz o estresse

No geral, atividades físicas estão diretamente ligadas à redução de estresse por conta de toda a energia gasta na prática e, com o crossfit, não seria diferente.

Com exercícios rápidos e intensos, você não tem tempo para as preocupações diárias. Além disso, os treinos são modificados a cada dia, e é possível que você se adapte mais fácil a essa modalidade esportiva.

No crossfit, você também trabalha com autoconfiança e motivação diária, já que o aluno está sempre se superando e querendo atingir metas mais altas. Mesmo que você saia exausto do treino, é possível recuperar a energia rapidamente após o banho e aquela adrenalina toda liberada vai motivar o retorno no próximo dia.

5. Reduz as medidas

Com todos esses benefícios, é claro que o crossfit também ajudaria na perda de peso e na redução de medidas, sendo considerado, inclusive, a forma mais rápida de ver os resultados por conta dos treinos de alta intensidade.

Com cerca de 40 minutos de séries variadas, é possível trabalhar com toda a musculatura do corpo, já que, no mesmo dia, você pode levantar pneus, pular corda, fazer agachamento ou levantar peso. São notáveis as mudanças que ele traz para o seu corpo em pouco tempo.

Quais os cuidados com o crossfit?

Essa é uma modalidade intensa trabalhada com muita superação, que, além de trazer diversão, faz muito bem à saúde e também merece atenção, como as outras atividades.

Lembre-se de sempre fazer exames de rotina e consultar um nutricionista para balancear a alimentação com o novo cotidiano, para que não haja surpresas desagradáveis durante os treinos.

Fora isso, procure por academias de confiança, com instrutores qualificados que prestem suporte durante o treino, evitando, assim, lesões causadas pelo crossfit, já que sua intensidade é alta e, em muitos momentos, com pesos acima do que você está acostumado a treinar.

Um diferencial que você pode procurar nos centros de treinamentos é a forma como os profissionais se importam com a saúde do aluno, já que, por se tratar de grandes impactos em pouco tempo de exercício, o crossfit precisa estar totalmente alinhado à sua boa saúde.

Os benefícios de redução de medida, aumento de flexibilidade e prevenção de doenças só tendem a acrescentar na sua qualidade de vida. Agora, fique por dentro dessa e de outras dicas seguindo-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Sobre o autor

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

DR. THALLES LEANDRO ABREU MACHADO

CRMMG 45.610

Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra (2007), Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Madre Teresa (2011), Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital Madre Teresa (2012). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (2012), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2013). Membro da Academia Americana de Ortopedia (2016). Cirurgião do Ombro e Cotovelo dos Hospitais Vila da Serra, Unimed BH Contorno, Ipsemg. Preceptor das residências médicas dos Hospitais Unimed BH e Ipsemg. Mestrando em Cirurgia na UFMG (2018).

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