Cada ser humano possui características únicas e, independentemente do local de nascimento, etnia ou descendência, ninguém é perfeitamente simétrico. Por isso, para aperfeiçoar o desempenho na prática desportiva ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida, saber identificar quais são os tipos de pisada pode ser fundamental.
Os pés suportam o peso corporal e precisam estar devidamente alinhados, uma vez que qualquer incorreção mais severa pode causar problemas e até predispor a lesões, sejam elas agudas, sejam elas crônicas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!
A importância na escolha dos calçados
O calçado é muito importante para o desempenho de um atleta, independentemente da modalidade que ele pratica. Por isso mesmo, a ciência, a medicina e os profissionais de design se unem em busca do desenvolvimento de melhores alternativas, e mais eficientes, que propiciem uma performance cada vez melhor.
Diante dessa realidade, é muito importante que a pessoa, antes de praticar o exercício, conheça qual é o seu tipo de pisada, de forma que ela possa selecionar corretamente o seu tênis, chuteira, sapatilha ou calçado adequado para a prática da atividade escolhida.
Os principais tipos de pisada
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância na escolha dos calçados, chegou a hora de aprender quais são os tipos de pisada e suas consequências, sobretudo se a pessoa não souber escolher um produto que minimize esse problema. Veja a seguir.
Pisada pronada
A pisada pronada (pé chato) é muito comum em atletas e ocorre quando o apoio no chão é feito principalmente com a parte interna do pé. Normalmente, essa situação é uma decorrência de uma rotação interna excessiva dos tornozelos. Em casos mais leves, as consequências não costumam ser aparentes e a pessoa consegue ter uma vida normal.
Em quadros severos, no entanto, a pronação pode acarretar em um desalinhamento das articulações dos tornozelos, joelhos e quadris. Além de escolher um calçado específico, é altamente recomendável procurar um médico para que ele faça uma avaliação e trace uma conduta para fortalecer a região e minimizar o surgimento de lesões.
Pisada supinada
Na pisada supinada, trata-se do extremo oposto da pronada. Portanto, ela ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiramente com a parte externa da planta. Os atletas e corredores com essa característica, normalmente, experimentam um pouco de dor e podem observar um desgaste muito maior do lado de fora das solas dos seus tênis.
Nesse caso, o peso do corpo incide sobre a parte de fora e sobre os dedos mais externos, que são menores e não comportam cargas muito elevadas. Em longo prazo, podem surgir lesões, principalmente nos joelhos, tornozelos e até mesmo nas costas.
Pisada neutra
A pisada neutra é aquela na qual o pé faz contato com o solo de uma maneira uniforme, com o peso distribuído de uma forma homogênea por toda a planta. Para os corredores e atletas, logicamente, essa é considerada como a pisada mais correta, visto que ela favorece uma melhor absorção dos impactos, não demandando calçados específicos.
O mais importante é frisar que na maioria dos casos não há nenhuma necessidade de correção com palmilhas ou calçados especiais. Pequenos desvios podem ser compensações pelo próprio organismo. Lembre-se, você convive com esses desvios desde que nasceu. Eles só devem ser tratados se causarem sintomas.
Gostou de aprender mais sobre os tipos de pisada? Então deixe o seu comentário aqui no post!