Joelho

Musculação ou funcional: saiba quais são as diferenças e indicações

musculação ou funcional

Realizar exercícios físicos é uma necessidade em tempos tão estressantes quanto os de hoje, não apenas pelo ganho que essa prática traz para a autoestima, mas também em função dos seus benefícios para a saúde. Por isso, saber quais são as diferenças entre musculação ou funcional pode ser muito interessante para fazer a melhor escolha.

O fato é que as duas atividades podem ser extremamente vantajosas e oferecem resultados bastante satisfatórios quando feitas com disciplina. Contudo, cada alternativa pode ser mais indicada para determinados tipos de perfil. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

Como é o treino de musculação?

Em linhas gerais, o objetivo principal da musculação é a promoção da hipertrofia, ou seja, do crescimento da massa muscular. No entanto, essa atividade também pode ser utilizada com excelentes níveis de sucesso, para quem deseja diminuir o seu percentual de gordura, reforçar uma área específica ou apenas ter mais qualidade de vida.

Normalmente, é recomendável frequentar a academia entre 2 e 5 vezes por semana, uma periodicidade que, quando combinada com uma alimentação balanceada, consegue gerar bons resultados em pouco tempo. Os treinos são elaborados de acordo com o objetivo da pessoa e podem ser feitos individualmente ou com um personal.

Como é o treino funcional?

O treino funcional adota uma metodologia, na qual as ações são desenvolvidas de acordo com os movimentos naturais do corpo humano. Ou seja, os exercícios praticados, nesse tipo de atividade, estão relacionados com saltos, corridas e agachamentos, sendo uma alternativa para quem não gosta de muita rotina ou repetição.

O objetivo é deixar o sedentarismo de lado e ganhar mais agilidade, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento físico de uma forma natural. Treino funcional pode até ser feito na academia, para a maioria dos praticantes gosta mesmo é de se exercitar ao ar livre.

Para quem a musculação é indicada?

Muitos médicos e profissionais de saúde estão recomendando a musculação para os seus pacientes, em função dos seus inúmeros benefícios para o corpo humano. A massa muscular é um tecido nobre, que acelera o metabolismo, protege contra impactos mecânicos e faz com que a pessoa possa se movimentar com muito mais facilidade.

A questão estética não pode ser desprezada, uma vez que os treinamentos com pesos trazem resultados muito mais rápidos do que outras atividades. Qualquer pessoa que esteja saudável pode praticar esse tipo de exercício, até mesmo os mais sedentários conseguem iniciá-lo, desde que contem com ajuda de um educador físico.

Para quem o treino funcional é indicado?

O treino funcional é indicado também para qualquer tipo de pessoa, uma vez que os exercícios e circuitos podem ser individualizados de acordo com o condicionamento físico de cada um. No entanto, essa é uma escolha ainda mais certeira para quem não gosta de repetição de séries ou prefere se exercitar ao ar livre, até mesmo em grupos.

Lembre-se de que a combinação entre musculação e funcional pode ser muito benéfica, mas é imprescindível que você conte com um acompanhamento profissional para decidir qual é a atividade mais indicada e para conquistar os objetivos que você deseja atingir!

Gostou de aprender a escolher entre musculação ou funcional? Então compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

Sobre o autor

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

CRM - MG 46.264

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialização e pós graduação em Cirurgia do Joelho (FELUMA), Mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG, Fellow em Sports Medicine na Stanford University (California - USA), Coordenador do serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital da Unimed - BH. Preceptor da Residência Médica do Hospital da Unimed - BH.