Joelho

Tipos de pisada: saiba quais são e os problemas que podem causar

Powered by Rock Convert

Cada ser humano possui características únicas e, independentemente do local de nascimento, etnia ou descendência, ninguém é perfeitamente simétrico. Por isso, para aperfeiçoar o desempenho na prática desportiva ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida, saber identificar quais são os tipos de pisada pode ser fundamental.

Os pés suportam o peso corporal e precisam estar devidamente alinhados, uma vez que qualquer incorreção mais severa pode causar problemas e até predispor a lesões, sejam elas agudas, sejam elas crônicas. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

A importância na escolha dos calçados

O calçado é muito importante para o desempenho de um atleta, independentemente da modalidade que ele pratica. Por isso mesmo, a ciência, a medicina e os profissionais de design se unem em busca do desenvolvimento de melhores alternativas, e mais eficientes, que propiciem uma performance cada vez melhor.

Diante dessa realidade, é muito importante que a pessoa, antes de praticar o exercício, conheça qual é o seu tipo de pisada, de forma que ela possa selecionar corretamente o seu tênis, chuteira, sapatilha ou calçado adequado para a prática da atividade escolhida.

Os principais tipos de pisada

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância na escolha dos calçados, chegou a hora de aprender quais são os tipos de pisada e suas consequências, sobretudo se a pessoa não souber escolher um produto que minimize esse problema. Veja a seguir.

Pisada pronada

A pisada pronada (pé chato) é muito comum em atletas e ocorre quando o apoio no chão é feito principalmente com a parte interna do pé. Normalmente, essa situação é uma decorrência de uma rotação interna excessiva dos tornozelos. Em casos mais leves, as consequências não costumam ser aparentes e a pessoa consegue ter uma vida normal.

Powered by Rock Convert

Em quadros severos, no entanto, a pronação pode acarretar em um desalinhamento das articulações dos tornozelos, joelhos e quadris. Além de escolher um calçado específico, é altamente recomendável procurar um médico para que ele faça uma avaliação e trace uma conduta para fortalecer a região e minimizar o surgimento de lesões. 

Pisada supinada

Na pisada supinada, trata-se do extremo oposto da pronada. Portanto, ela ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiramente com a parte externa da planta. Os atletas e corredores com essa característica, normalmente, experimentam um pouco de dor e podem observar um desgaste muito maior do lado de fora das solas dos seus tênis.

Nesse caso, o peso do corpo incide sobre a parte de fora e sobre os dedos mais externos, que são menores e não comportam cargas muito elevadas. Em longo prazo, podem surgir lesões, principalmente nos joelhos, tornozelos e até mesmo nas costas.

Pisada neutra

A pisada neutra é aquela na qual o pé faz contato com o solo de uma maneira uniforme, com o peso distribuído de uma forma homogênea por toda a planta. Para os corredores e atletas, logicamente, essa é considerada como a pisada mais correta, visto que ela favorece uma melhor absorção dos impactos, não demandando calçados específicos.

O mais importante é frisar que na maioria dos casos não há nenhuma necessidade de correção com palmilhas ou calçados especiais. Pequenos desvios podem ser compensações pelo próprio organismo. Lembre-se, você convive com esses desvios desde que nasceu. Eles só devem ser tratados se causarem sintomas. 

Gostou de aprender mais sobre os tipos de pisada? Então deixe o seu comentário aqui no post!

Sobre o autor

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

CRM - MG 46.264

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialização e pós graduação em Cirurgia do Joelho (FELUMA), Mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG, Fellow em Sports Medicine na Stanford University (California - USA), Coordenador do serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital da Unimed - BH. Preceptor da Residência Médica do Hospital da Unimed - BH.

Share This
× Gostaria de agendar uma consulta?