Joelho

Chega de dor: veja as melhores modalidades de atividades para fortalecer o joelho

fortalecer o joelho

Que a prática de atividades físicas é importante para a saúde não é novidade, mas você sabe por que fazer exercícios para fortalecer o joelho é tão importante?

Parte essencial do corpo, o joelho é o local que recebe maior impacto e também a região sensível. Afinal, é o responsável pela movimentação do ser humano, com isso, recebe maior choque e repetidos movimentos ao longo do dia. Então, é preciso ficar atento para não forçar demasiadamente a região, cuidar da sua saúde sempre e, assim, manter a qualidade de vida.

Por isso, uma alimentação saudável soma-se à prática de exercícios físicos, o que ajuda a evitar o sobrepeso e diminui os riscos de desenvolver doenças no joelho. Agora que você chegou à melhor idade não vai querer passar seu tempo se preocupando com dores, certo?

Então, além de fazer visitas regulares a médicos especialistas, você precisa conhecer já exercícios para fortalecer o joelho. Continue a leitura agora mesmo e conheça as atividades físicas que separamos neste artigo!

Musculação

É possível, sim, amenizar as dores no joelho com a prática de atividades físicas na academia, mas entender quais exercícios ajudam é essencial para não prejudicar ainda mais.

Evite os exercícios de impacto em um primeiro momento ou exercícios sem orientação. Inicialmente, lutas, atividades que envolvam saltos, pulos e corridas também devem ser avaliados a cada caso.

O mais indicado é a caminhada leve, e não se esqueça de fazer alongamento antes e depois de qualquer exercício. Além disso, use tênis adequados para a situação, pois eles ajudam na postura e na forma correta de pisar.

Antes de realizar a musculação, consulte um médico para avaliar quais as causas das dores e pratique somente com a supervisão do educador físico. Assim, você evita lesões maiores por não estar concluindo de maneira adequada as atividades.

Pilates

O pilates é um exercício muito praticado em qualquer idade, responsável por fortalecer a musculatura. Então, aqui está uma boa opção de exercício para dores no joelho que você pode adotar.

Seus exercícios são de baixo impacto, mas essenciais para tonificar seus músculos e evitar novas lesões. Além do joelho, com o pilates é possível fortalecer quadril, glúteos e a lombar.

Se você estiver com a postura comprometida por conta do caminhar errado ao sentir dor, por exemplo, também vai ser corrigido com esses movimentos.

Consulte seu médico para saber as causas das dores, assim o profissional vai poder indicar os mais adequados para seu quadro e, dessa maneira, serem mais efetivos para você.

Hidroginástica

Com um trabalho mais intenso de fortalecimento dos músculos, mas sem prejudicar seus joelhos você pode optar pela hidroginástica.

Ao praticar essa atividade em água aquecida, por exemplo, os alongamentos tendem a ser mais eficientes, reduzindo a tensão muscular ao mesmo tempo que melhoram a flexibilidade.

Para saber qual a densidade dos exercícios recomendados é importante consultar com um especialista, investigar o seu caso para não prejudicar ainda mais seus joelhos.

Natação

Assim como a hidroginástica, a natação é forte aliada para o fortalecimento dos músculos e acabar com as dores no joelho.

Os exercícios devem sempre ser supervisionados para não lesionar ainda mais a musculatura. Por isso, tenha atenção redobrada ao fazer nados especiais.

Além dos joelhos, a natação proporciona que o aluno trabalhe outras partes do corpo com tanta intensidade quanto tênis, por exemplo, mas com impacto de lesão menor.

Para quem tem identificado pelos especialistas problemas de artrose, a natação é uma das recomendações adequadas como forma de tratamento.

Ciclismo

Pedaladas, seja na academia ou na rua, fortalecem a musculatura do joelho e podem ser aliados para acabar com as suas dores.

Além de envolver vários músculos durante a prática da atividade, você trabalha a capacidade cardiorrespiratória e força.

As pedaladas mais leves podem ser feitas diariamente. Quem sabe você não começa criando o hábito do ciclismo no final do dia, aproveitando os parques e praças do seu bairro?

Não se esqueça de usar os equipamentos de segurança adequados, como capacete, luvas e sinalização na bicicleta. Lembre-se de carregar também uma garrafinha com água para se hidratar durante o exercício.

Importância dos exercícios

Todas essas atividades citadas devem ser realizadas duas ou três vezes na semana. Atividade cardiovasculares como caminhadas leves e bicicleta podem ser realizadas  todos os dias. Praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias é indispensável para evitar problemas de saúde, além de deixar a circulação sanguínea ainda melhor.

A prática de qualquer tipo de atividade física é fundamental para a qualidade de vida e manter a saúde em dia, em especial, quando são feitas por pessoas mais velhas.

Sabemos que com a idade o corpo já não funciona da mesma maneira e praticar exercícios de fortalecimento muscular, aliados a uma boa alimentação, pode proporcionar momentos de maior vitalidade.

Caminhada leve, bicicleta com banco alto e sem carga, elíptico, atividades na água são mais recomendadas inicialmente como atividades cardiovasculares e complementares à atividade de hipertrofia.

Não deixe de consultar um médico anualmente. Além disso, também não se esqueça de ingerir alimentos saudáveis, reduzir o consumo de sal nos alimentos e beber muita água. Essas são dicas básicas para aumento da qualidade de vida.

Doenças no joelho

O corpo geralmente manifesta problemas por meio da dor, por isso é importante estar sempre atento aos sinais, principalmente na região dos joelhos, que são as mais afetadas.

artrite no joelho é considerada a doença mais comum desse local e os primeiros sinais são bem perceptíveis, já que há dor, inchaço e até rigidez. Vale lembrar também da artrose, outra doença comum entre os idosos.

Além disso, as dores que você vem sentindo podem ser rompimento de ligamento, luxação patelar ou lesão no menisco. Evite esse tipo de doença tendo um médico de confiança e consultando regularmente para fazer exames de rotina.

Por serem uma das partes mais fortes do corpo humano, os joelhos sofrem mais, pois fazem movimentos repetitivos durante todo o dia. Então, os exercícios para fortalecer o joelho são essenciais para manter a saúde em dia e evitar casos graves que podem levar até mesmo a procedimentos cirúrgicos.

Quer saber mais sobre cirurgia de joelho? Temos um material completo sobre esse assunto.

Sobre o autor

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

DR. EDUARDO LOUZADA DA COSTA

CRM - MG 46.264

Graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialização e pós graduação em Cirurgia do Joelho (FELUMA), Mestrado em Cirurgia na Faculdade de Medicina da UFMG, Fellow em Sports Medicine na Stanford University (California - USA), Coordenador do serviço de Cirurgia do Joelho do Hospital da Unimed - BH. Preceptor da Residência Médica do Hospital da Unimed - BH.

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